Curso Profissionalizante em Ciência de Dados

OBJETIVOS 
Os cursos de extensão têm o objetivo de complementar a formação prévia nas áreas de domínio com o embasamento em fundamentos conceituais e metodológicos da área de Ciência de Dados.
 
ÁREAS DE DOMÍNIO
1. Ciência de Dados para Advogados, Bacharéis em Direito, Analistas Judiciários e Analistas Legislativos;
2. Ciência de Dados para Administradores; 
3. Ciência de Dados para a Administração Pública; 
4. Ciência de Dados para Contadores;
5. Ciência de Dados para Médicos;
6. Ciência de Dados para Segurança Pública e Privada.
 
 
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
 
1. Introdução à Ciência de Dados
Carga Horária: 24 horas/aula
 
Objetivos: Clarificar e consolidar conceitos básicos de Ciência de Dados, Mineração de Dados, Inteligência Artificial, sua aplicabilidade e diferentes papéis profissionais.
 
Metodologia: Aulas expositivas com discussão em aula dos temas abordados Pré-requisitos: graduação em áreas afins.
 
2. Introdução à Ciência de Dados
Carga Horária: 30 horas/aula
 
Objetivos: Apresentar os principais fundamentos epistemológicos e metodológicos aplicados ao contexto de Projetos de Ciência de Dados.
 
Metodologia: Aulas expositivas com discussão em aula de textos e artigos que deverão ser previamente lidos. Apresentação de seminários e atividades em grupo.
 
Pré-requisitos: graduação em áreas afins.
 
3. Governança de Dados
Carga Horária: 18 horas/aula
 
Objetivos: Apresentar os conceitos e modelos aplicados à Governança de Dados, no contexto de Projetos de Ciência de Dados.
 
Metodologia: Aulas expositivas e discussão em aula de textos e artigos que deverão ser previamente lidos. Apresentação de seminários e atividades em grupo.
 
Pré-requisitos: graduação em áreas afins.
 
4. Estatística Instrumental
Carga Horária: 48 horas/aula
 
Objetivos: Apresentar as principais definições da matemática estatística aplicada ao contexto de Projetos de Ciência de Dados.
 
Metodologia: Aulas expositivas com desenvolvimento de exercícios conceituais e computacionais em sala de aula e extraclasse. Apresentação de seminários e atividades em grupo.
 
Pré-requisitos: Ser capaz de compreender os principais cálculos estatísticos apresentados no curso e analisar os resultados de acordo com as técnicas descritivas, prescritivas e preditivas relacionadas ao conteúdo apresentado na Ementa desde curso.