Metamodelagem M5

Visão de Mundo

Framework constituído por níveis de abstração que direcionam investigação, análise e a estruturação dos registros de conhecimento sobre o problema estudado, permitindo a integração de diferentes perspectivas contidas em seus respectivos níveis conceituais.

VOLTAR AO INÍCIO 

MetaModelagem M5

Essa é a Metodologia de Metamodelagem M5, desenvolvida pelo iNuTech e composta pelos seguintes níveis de abstração conceituais apresentados a seguir.


Nível Conceitual da Práxis

Mais baixo nível da M5, ou nível da práxis, onde trata-se dos problemas do mundo real para os quais buscam-se soluções suportadas por teorias, modelos, técnicas e tecnologias, objetos das demais camadas superiores. Camada da engenharia, das boas práticas, de aplicação práticas;


Nível Conceitual da Ciência

Segundo nível da M5, ou nível de modelagem, onde trata-se das teorias e modelos que devem prover a descrição e entendimento dos problemas, modelagem e previsão de comportamento das soluções construídas no Nível Conceitual da Práxis;


Nível Conceitual da Epistemologia

Terceiro nível da M5, ou nível de meta-modelagem. Trata os problemas do conhecimento, sua natureza, essência e origem. Nessa camada de abstração são definidas as áreas do conhecimento pertinentes ao problema em análise, respectivas disciplinas e paradigmas que direcionam e suportam as teorias e modelos do Nível Conceitual da Ciência. Processos de inovação tecnológica têm sua origem prioritariamente nesse nível conceitual.


Nível Conceitual da Filosofia

Quarto nível da M5, a camada da filosofia determina a escolha da corrente filosófica mais adequada ao problema a ser tratado, em coerência com as áreas de conhecimento, disciplinas e paradigmas que deverão ser suportados na Camada da Epistemologia. As três correntes filosóficas mais utilizadas são o Empirismo, o Racionalismo e a Fenomenologia.


Nível Conceitual da Ontologia

Quinto nível conceitual da M5, define os entes do mundo e as possíveis relações entre eles, denominadas de Relações Ontológicas. Os Entes são categorizados em Seres e Objetos. Os Seres possuem a especial propriedade de serem capazes de intuir suas relações com outros Entes. Os objetos não possuem essa propriedade (Siqueira, 2012).


VOLTAR AO INÍCIO