Soluções

Soluções em Ciência de Dados

Terceirização do desenvolvimento de projetos de ciência de dados.

Decorrente do grande interesse em inteligência artificial, grandes empresas públicas e privadas tem optado por desenvolver internamente projetos de ciência de dados. Para tanto, investimentos são feitos, nem sempre de forma sistematizada, na aquisição de ferramentas e no desenvolvimento de pessoas. Importantes resultados já podem ser observados nas organizações que optam pela estratégia de desenvolvimento interno de projetos de inovação, mas algumas dificuldades ainda podem ser notadas. São exemplos de fatores de atenção: a escolha da infraestrutura tecnológica mais adequada; a adoção de métodos específicos de desenvolvimento; o apoio especializado de matemáticos e cientistas de dados. 

O iNuTech defende que o apoio de uma instituição especializada em pesquisa aplicada na área de ciência de dados pode acelerar o desenvolvimento de projetos e a obtenção de bons resultados. Nos propomos a orientar os esforços de estruturação de ambientes de ciência de dados através de apoio para a definição da estrutura orgânica, da infraestrutura tecnológica, da capacitação dos perfis envolvidos e para a implantação de processos e metodologias apropriados de desenvolvimento. Da mesma forma, nos propomos a orientar a execução de projetos com a alocação de cientistas especializados nas tecnologias e nos conceitos empregados.

Sprint de Exploração de Dados

Exercício de exploração de dados, utilizando ferramentas e métodos de ciência de dados.

Normalmente as organizações dispõem de grandes acervos de dados estruturados e não estruturados. Acervos estes que, se bem usados, guardam potencial enorme. Explorar esses dados, através de técnicas de ciência de dados, permitirá identificar possibilidades de futuros projetos de inovação e, ainda, revelar informações importantes para o planejamento dos negócios, no caso das organizações privadas, ou podem subsidiar a definição de políticas públicas, no caso dos órgãos governamentais.

Encomendas Tecnológicas

Apoio ao desenvolvimento e validação de produtos finais de inovação em ambiente operacional (TRL8). 

Entidades públicas estão todas preocupadas com a necessidade de melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade, sem que isso signifique aumento dos gastos públicos. Fica cada dia mais claro que a tendência dos chamados Governos Digitais. A incorporação de inovações nos serviços é um caminho sem volta. Organizações públicas estão, assim, todas elas, interessadas em adquirir cultura de inovação. Passo importante desse processo de transformação cultural é o aprendizado sobre as modalidades de contratação de soluções inovadoras. Encomenda Tecnológica é a principal modalidade de contratação de inovações pelos órgãos da Administração Pública. O iNuTech, na condição de ICT, com foco em inovações tecnológicas, está preparada para apoiar empresas públicas na modelagem e no desenvolvimento de soluções inovadoras contratadas sob a modalidade de Encomendas Tecnológicas.