Mentoria

Mentoria em Desenho de Ideias de Inovação

Orientações voltadas à condução de dinâmicas de geração e formatação de idéias de inovação.

Projetos de inovação surgem geralmente a partir da percepção de “dores” ou dificuldades enfrentadas por pessoas ou organizações. O pensamento inovador é o ato de imaginar formas originais para lidar com problemas ou desafios, até então, insolúveis. Entender essas dores, e como tratá-las, sob o ponto de vista de quem as sente, é o caminho mais recomendado para levar à frente idéias de inovação. Através do uso de técnicas de Design Thinking, o iNuTech oferece apoio para conduzir e otimizar iniciativas que visam dar forma concreta a futuras soluções inovadoras.


Mentoria em Planejamento de Negócios Inovadores

Orientações voltadas à concepção de planos de negócios inovadores. 

Segundo define a OCDE, para que um novo invento ou uma nova forma de oferecer serviços seja considerada uma inovação será preciso que estas novidades resultem em geração de riqueza. O empreendedor que se propõe a colocar no mercado uma inovação irá enfrentar, portanto, no mínimo, dois grandes desafios: o primeiro, criar a nova tecnologia e, segundo, demonstrar a viabilidade do novo negócio. Um Plano de Negócio de uma inovação tem características específicas e deverá servir para convencer a acionistas e investidores que o novo negócio é viável e promissor, apesar dos riscos envolvidos. Planos de negócios inovadores serão quase sempre compostos por um ou mais projetos de pesquisa aplicada. Ou seja, implicam em maior dificuldades para se estimar prazos, fases e orçamentos necessários. Para além das dificuldades de planejamento, há, ainda, a questão crucial de obter financiamento para aqueles projetos. Existem, no ecossistema de inovação, entidades públicas e privadas cujo papel é oferecer fomento para projetos de inovação. O mais recomendado é buscar, nas entidades de fomento e de capital de risco, os recursos necessários para desenvolver soluções inovadoras. O iNuTech, através da oferta de Mentoria em planejamento de negócios inovadores, está preparado para orientar empreendedores na estruturação de seus planos de negócio e, também, se for o caso, na busca das fontes de financiamento necessárias. Além do conhecimento sobre as fontes e modelos de financiamento, o iNutech irá apoiar seus parceiro com conhecimento especializado sobre metodologias apropriadas, modelos de precificação particulares e alto grau de domínio das tecnologias utilizadas.


Mentoria em Planejamento de Projetos de Inovação

Orientações voltadas à concepção de projetos de inovação tecnológica, geralmente caracterizados pela necessidade de ações de pesquisa aplicada. 

Estruturar e executar projetos de inovação é sempre um grande desafio para aqueles que desejam materializar tais iniciativas. São várias as características dos projetos de inovação que os diferem dos projetos convencionais. Em primeiro lugar são projetos marcados pelo conceito de risco tecnológico, o que resulta em alto de grau de incerteza. Para que fique bem caracterizada a inovação tecnológica será preciso demonstrar o nível de maturidade que se encontram as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento da inovação. Do ponto de vista conceitual, necessariamente, as tecnologias empregadas devem estar entre o TRL 3 e o TRL 6. Requerem, portanto, investimentos em pesquisa aplicada. Assim, nos projetos de inovação o grau de risco é sempre muito grande, pois a possibilidade de erro e fracasso estará sempre presente. Normalmente, é muito mais complicado estimar prazos, orçamentos e resultados para os projetos de inovação. Para além das dificuldades técnicas, há, ainda, a questão crucial de obter financiamento para aqueles projetos. Existem, no ecossistema de inovação, entidades públicas e privadas cujo papel é oferecer fomento para projetos de inovação. O mais recomendado é buscar, nas entidades de fomento e de capital de risco, os recursos necessários para desenvolver soluções inovadoras. O iNuTech, através da oferta de Mentoria em planejamento e execução de projetos de inovação, está preparado para orientar pesquisadores e empresas na estruturação dos projetos e depois acompanhar e orientar o processo de implementação da solução pretendida, através da alocação de cientistas e pesquisadores com conhecimento especializado sobre metodologias apropriadas, modelos de precificação particulares e alto grau de domínio das tecnologias utilizadas. Se for o caso, o iNuTech poderá prestar apoio, também, na busca das fontes de financiamento necessárias.


Mentoria em Ciência de Dados

Orientações voltadas à estruturação e gestão de ambientes de ciência de dados.

 Decorrente do grande interesse em inteligência artificial, grandes empresas públicas e privadas tem optado por desenvolver internamente projetos de ciência de dados. Para tanto, investimentos são feitos, nem sempre de forma sistematizada, na aquisição de ferramentas e no desenvolvimento de pessoas. Importantes resultados já podem observados nas organizações que optam pela estratégia de desenvolvimento interno de projetos de inovação, mas algumas dificuldades ainda podem ser notadas. São exemplos de fatores de atenção: a escolha da infraestrutura tecnológica mais adequada; a adoção de métodos específicos de desenvolvimento; o apoio especializado de matemáticos e cientistas de dados. O iNuTech defende que o apoio de uma instituição especializada em pesquisa aplicada na area de ciência de dados pode acelerar o desenvolvimento de projetos e a obtenção de bons resultados. Nos propomos a orientar os esforços de estruturação de ambientes de ciência de dados através de apoio para a definição da estrutura orgânica, da infraestrutura tecnológica, da capacitação dos perfis envolvidos e para a implantação de processos e metodologias apropriados de desenvolvimento. Da mesma forma, nos propomos a orientar a execução de projetos com a alocação de cientistas especializados nas tecnologias e nos conceitos empregados.