Riscos Tecnológicos

Riscos Tecnológicos e os desafios de Projetos de Inovação


Risco Tecnológico, conforme definição apresentada no Decreto No. 9.283/2018: 

• Art. 2º., inciso III. Possibilidade de insucesso no desenvolvimento de solução, decorrente de processo em que o resultado é incerto em função do conhecimento técnico-científico insuficiente à época em que se decide pela realização da ação. 

Sobre a mitigação de riscos tecnológicos, o iNuTech agrega importante diferencial, particularmente nos projetos de Ciência de Dados. Os pesquisadores do iNuTech desenvolveram e utilizam metodologias próprias, em conjunto com metodologias de mercado, preparadas e adaptadas para minimizar e mitigar as incertezas e riscos tecnológicos inerentes aos projetos de inovação, na área da Ciência de Dados. A eficiência dessas metodologias tem sido comprovada na execução de diversos projetos de PD&I. 

Diferentemente de projetos tradicionais de desenvolvimento de software, nos quais define-se previamente um conjunto de requisitos que permitem estimar escopo, esforço, prazo e custo antes de seu início efetivo, projetos de Ciência de Dados e de Inteligência Artificial, quando enquadrados como projetos de inovação tecnológica, possuem incertezas inerentes à sua natureza, que dificultam ou impossibilitam realizar tais estimativas previamente. 

Nosso grupo de cientistas e pesquisadores possui ainda profundos conhecimentos de matemática e estatística, típicos desse tipo de projeto. Combinando uma longa experiência na academia, na indústria de TI e no desenvolvimento de projetos para o mercado privado e governamental, nosso time agrega ainda especialistas em diversas áreas de domínio. Como resultado, o iNutech oferece ampla competência para lidar com o desenvolvimento, escolha, alterações, calibragem e uso de algoritmos, de modo a minimizar esforços, prazo e investimentos necessários para se que possa chegar aos objetivos pretendidos